top of page
  • Writer's pictureAdriana Rielo

Terapia da limpeza e organização

Updated: Apr 24, 2021




Quem me segue há algum tempo sabe que incentivo a limpeza e a organização como terapia.


Essas práticas aliviam a tensão, baixam a adrenalina e esvaziam a mente de pensamentos desagradáveis. Eu sou prova disto! Aliás, clientes e amigos também já relataram a eficácia do método!


Uma matéria publicada no jornal Gazeta do Povo, pelo produtor de conteúdo @gphaus, no dia 02/01/2020, aponta que “monges budistas conferem às tarefas domésticas de limpar a casa um exercício espiritual profundo e que auxiliam na meditação e na remoção das más energias do lar.” (https://www.gazetadopovo.com.br/haus/organizacao/7-dicas-monge-budista-para-limpar-a-casa-das-mas-energias-tulku-thondep/). Dalai Lama disse: “Limpe, desentulhe e organize. Nada tirará mais energia de você do que um lugar confuso e cheio de coisas do passado que já não precisa de espaço."


O personagem de Emilio Estevez, roteirista, diretor e ator do filme O Público (The Public - 2018), quando elogiado pela síndica do prédio onde mora sobre a organização do seu apartamento, diz a seguinte frase: “Caos no ambiente, caos na sua cabeça”. Apenas como curiosidade, o longa é um drama sobre a história de uma biblioteca pública de Cincinnati, em Ohio, muito frequentada por moradores de rua e pessoas com problemas mentais. Daí se desenrola o confronto entre as classes desprivilegiadas e o poder político, entre o público e privado. Mas, logo no início do filme, esta frase me chamou a atenção.


Como reagimos quando o caos se instaura nas nossas casas, nos locais onde trabalhamos? Quando os ambientes estão desarrumados e desorganizados, o que sentimos? Conseguimos pensar de uma maneira clara? Ficamos irritados? Parece que nada funciona?


Agora, vamos experimentar organizar tudo. Deixar os ambientes limpos e as coisas nos seus devidos lugares. O resultado certamente será mais leveza, clareza, equilíbrio e sensação de liberdade.


Para finalizar, sugiro a leitura do texto Faxina da Alma, de Carlos Drummond de Andrade, que está no meu Instagram @organizacaopraticacriativa: https://www.instagram.com/p/CMGAlOcBieQ/?igshid=1qnfc09ewm55f


Um beijo carinhoso e uma ótima terapia para todos nós!


Adriana Rielo

Organização Prática Criativa






31 views0 comments
bottom of page